Os músicos do Pará registram o centenário de nascimento de Altino Pimenta, compositor paraense cuja figura e atuação em nosso meio musical foi das mais relevantes.
A Academia Paraense de Música, cuja presidente é a pianista e mestra Eliana Cutrim - querida companheira de tantos concertos - apresenta várias homenagens ao nosso festejado aniversariante.
Gosto de relembrar a personalidade entusiástica de Altino Pimenta, ao impulsionar os jovens estudantes de música a estudarem outros instrumentos que não fosse o piano, embora ele fosse um pianista brilhante e escrevesse para este instrumento.
A Academia Paraense de Música comunica a todos os seus membros o falecimento da sua ex-presidente Professora Amélia Dóris Silva de Azevedo, ocorrido no dia 20 de maio na cidade de Belém.
Neste momento de dor nos solidarizamos com seus familiares e amigos, desejando que Deus conforte o coração de todos e receba na sua glória a nossa inesquecível mestra e acadêmica.
A ACADEMIA PARAENSE DE MÚSICA (APM), com sede na Rua da Paz, s/n, Bairro Centro, CEP 66.017-210, Belém-PA, inscrita no CNPJ nº 04.226.577/0001-77, neste ato representada, por sua presidente Sra. ELIANA CÂMARA CUTRIM, inscrita no CPF nº 042.494.452-91, torna pública a abertura de inscrições e estabelece normas para a realização de PROCESSO SELETIVO PARA A ORQUESTRA SINFÔNICA DO THEATRO DA PAZ – OSTP (2021) e AUDIÇÃO SELETIVA PARA A AMAZÔNIA JAZZ BAND – AJB (2021), visando o preenchimento de vagas, bem como a formação do cadastro de reserva.
O interessado em participar da audição seletiva deverá se inscrever entre os dias 05 de maio de 2021 a 20 de maio de 2021, de forma online; acessando os links:
OSTP
https://apm.mus.br/web/processo-seletivo/processo-seletivo-ostp-2021.html
AJB
https://apm.mus.br/web/processo-seletivo/processo-seletivo-ajb-2021.html
“Nasci com a música dentro de mim, por isso tenho
facilidade de fazê-la. Ela me toma por inteiro.
É como se ela me levasse a um lugar mágico e maravilhoso”
Altino Pimenta, 1998.
A relação entre Altino Pimenta e a música ficou assim registrada em um jornal de grande circulação de Belém do Pará. O discurso reflete vestígios de sua concepção sobre música e de sua condição perante ela – uma manifestação do sobrenatural em servos humanos. Em seu caso, essa concepção advém da tradição musical erudita, de sua filosofia e do seu ensino, marcado pela valorização do belo, da genialidade, do talento e pela ideia de que a música aperfeiçoa o ser humano. Era comum que muitos herdeiros dessa tradição, além de instrumentistas fossem compositores, professor ou gestor de instituição promotora de arte, como foi seu caso e de tantos que representam a história da música paraense, a exemplo de Gama Malcher, Meneleu Campos, Paulino Chaves, Wilson Fonseca e Waldemar Henrique.